SOBRE

O Observatório Regional de Economia, Energia e Meio Ambiente – ROEEE (Regional Observatory of Economy, Energy and Environment), UFFS Campus Erechim, surgiu à partir de demandas da região do Alto Uruguai Gaúcho, acerca da análise de indicadores econômicos, energéticos e ambientais, e também dos principais desafios da humanidade no século XXI de estabelecer uma trajetória de crescimento sustentável que equilibre o progresso econômico e social com a qualidade ambiental. Este Projeto de Extensão, institucionalizado (EXT-2021-0006), acrescenta uma perspectiva prática para abordagens de desenvolvimento sustentável, materializado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

O Observatório disponibilizará periodicamente três produtos associados à conjuntura econômica, ao mercado de combustíveis e o consumo de energia elétrica, além de informações da qualidade ambiental, ambos com foco na economia brasileira e eventuais relações com a economia regional.

A sociedade avança mudando os meios de produção, o trabalho e as relações sociais juntamente com as novas tecnologias. Estamos dispostos a observar estas mudanças e os efeitos sobre o meio ambiente. Acreditamos que a economia e a sociedade devam encontrar o equilíbrio com a natureza, logo, identificar impactos sociais e ambientais causados pelo sistema econômico, assim como o incentivo ao uso de fontes limpas de energia, constituem nossos principais objetivo, afinal, a realidade impõe ações mitigadoras para conter a degradação ambiental e social acumuladas há séculos.

A UFFS Campus Erechim lança o Observatório com essa finalidade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável em nossa região.

Proponente: Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim

Parcerias: UFSC; CRESOL BASE AU; CRERAL; OBRA SANTA MARTA.

Nossas boas-vindas.

O ROEEE UFFS está à disposição.