SOBRE

O Observatório Regional de Economia, Energia e Meio Ambiente (ROEEE) surgiu a partir dos principais desafios da humanidade para estabelecer uma trajetória de crescimento sustentável que equilibre o progresso econômico e social com a qualidade ambiental e a segurança alimentar. Tais desafios têm se intensificado e pressionado para que haja um caminho de transição para a nova economia, com demandas econômicas, sociais, energéticas, estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) e Desenvolvimento Sustentável.

O ROEEE acrescenta uma perspectiva prática, com prospecção de indicadores temáticos que podem subsidiar ações e políticas sustentáveis, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Objetivo do ROEEE é a sistematização regular de dados secundários para a produção de indicadores econômicos, sociais e ambientais na Microrregião do COREDE Norte do Rio Grande do Sul. Os públicos são a comunidade acadêmica, a comunidade regional, as cooperativas e os gestores públicos e privados. O Observatório disponibiliza, atualmente, o Boletim de Conjuntura: Mercado de Combustíveis (BCMC). Gradativamente, novos de produtos de extensão e pesquisa associados à conjuntura econômica e social, ao consumo de energia elétrica e à qualidade ambiental serão disponibilizados para a comunidade.

A sociedade avança mudando os meios de produção, o trabalho e as relações sociais juntamente com as novas tecnologias. Estamos dispostos a observar essas mudanças e seus efeitos sobre o meio ambiente. Acreditamos que a economia e a sociedade devam encontrar o equilíbrio com a natureza. Logo, identificar impactos sociais e ambientais no âmbito do sistema econômico, incentivando o uso de energias renováveis, produção e consumo sustentáveis, constituem o principal desafio da sociedade, uma vez que a realidade impõe que sejam adotadas ações mitigadoras e adaptativas antes que a janela de possibilidades feche-se definitivamente.

A UFFS Campus Erechim lança o Observatório com essa finalidade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável em nossa região.

Proponente: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

Institucionalização:

ROEEE Extensão (EXT-2023-0036 (2ª Edição);

ROEEE Pesquisa (PES-2023-0086).

Parcerias: UFSC, CRESOL BASE AU, CRERAL, OBRA SANTA MARTA.

Bem-vindos. Acesse nossas redes sociais.

A UFFS Campus Erechim lança o Observatório com essa finalidade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável em nossa região.

Proponente: Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim

Parcerias: UFSC; CRESOL BASE AU; CRERAL; OBRA SANTA MARTA.

Bem-vindos. Acesse nossas redes sociais.